Aprenda com o melhor corpo docente, Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina! Cora Coralina.

Hugo Santos Jr

Diretor Acadêmico da Escola Superior de Negócio e Tecnologia - ESNT Graduação em Arquitetura, Jornalismo e Publicidade, pós graduação em Metodologia do Ensino Superior e em Comunicação Social, Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Comunicação e Cultura, pela UFRJ. Atua no segmento de Educação presencial e EaD, como docente, e em diversas funções na área de Gestão em IES, nas modalidades presencial e EaD, com destaque para a Direção Nacional de Ensino de Comunicação & Artes e Direção da área de Comunicação Corporativa, na Estácio, e tendo atuado, também, em agências de publicidade na área de atendimento e assumindo cargos de Gestão de Contas Publicitárias. Como diretor nacional de ensino, desenvolveu e implantou, junto com outros diretores, o Modelo Acadêmico Nacional da Estácio, a partir de 2009. Elaborou, junto com outros diretores, o Modelo Nacional Acadêmico 2020 que foi adotado, como piloto, em 2015.2. Como diretor da área de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, foi o responsável pela integração e unificação da comunicação de toda a Estácio no Brasil. Ainda na área acadêmica, foi aprovado em primeiro lugar nos concursos públicos para a UFRJ (professor substituto) e UFF (professor adjunto), ambos em 2004.

Mara Braile

Coordenadora de Cursos Graduação e MBAs - Atuou como Coordenadora Nacional dos Cursos de Gestão de Recursos Humanos - Gestão Pública, -Administração- Processos Gerenciais e Secretariado Executivo . Gestora da Comissão de Recursos Humanos do CRA -RJ / RH. Associada a ABRH.RJ Formada em Pedagogia, Administração e Psicologia ( Em curso) – Especialista - Executivo em Marketing - Mestre em Gestão Estratégica de Empresas . Durante 22 anos trabalhou na área financeira , com foco em desenvolver política qualidade em serviços, treinando e desenvolvendo equipes Foi diretora da BMSA - Responsável pela gestão de T & D Professora Universitária nos cursos de Administração; Recursos Humanos e MBAs Trabalhou como consultora e assessora da Presidência do CTDUT ( Centro de Tecnologia em Dutos) –Nas áreas de RH e Marketing . No CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável) trabalhou gerenciando projetos junto à Petrobras. Voluntária na casa Ronald Mc Donald, ministrando cursos e Palestras na área de RH

Maria do Carmo de Figueiredo Cisne

Doutoranda em Psicologia das Organizações e do Trabalho - UFRJ. Doutora em Gestão pela UTAD (Portugal). Mestre em Psicologia pela UGF (Capes). Pesquisadora em Competências Organizacionais. Psicologia Organizacional e do Trabalho no Programa da UFRJ (Gestão por Competências e Aprendizagem Profissional). Coordenadora de Pós-Graduação UNESA e FTESM. Docente Graduação UNESA e FTESM; Treinamento, Educação e Desenvolvimento Profissional (Gestão da Educação Corporativa). Psicóloga formada pela UGF e Administradora formada pela UNESA e-mail: carmo.cisne@gmail.com

Fabiana Camera

Doutoranda em administração de empresas pela ESC Rennes School of Business, Rennes- França. Mestre em administração de empresas pela Fundação GetúlioVargas/EBAPE. Possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-RJ. Especialista em negociação e resolução de conflitos pelo Program on negotiation da Harvard law school, Boston – EUA. Co-autora do livro “Barreiras para resolução de conflitos”, elaborado em conjunto com autores ganhadores de premio Nobel, da Editora Saraiva, RJ. Autora de artigos acadêmicos publicados no Brasil e no exterior relacionado ao tema de negociação e governança corporativa. Revisora técnica do livro “Método de negociação”, Editora FGV. Professora da disciplina de Negociação para cursos de pós-graduação da Escola Direito Rio da FGV-RJ. Consultora atuando na área de reestruturação empresarial, turn around e análise de desenvolvimento de novas estratégias de negócios. Desempenhou, entre outras, as funções de: Diretora executiva por 20 anos do grupo Office Total Sa, maior player do mercado no RJ na área de tecnologia de impressão.

Carlos Roberto F. de Araujo

Diretor Acadêmico da área de Gestão e Negócios
Doutorando em administração de empresa pela Universidade de Renne – França. Graduado e mestre em administração pública pela FGV - EBAPE. Acadêmico e diretor de administração da Academia Brasileira de Ciência da Administração-ABCA. Conselheiro do conselho de administração da Casa Ronald McDonald. Coordenador da comissão de finanças do Conselho Regional de Administração do Estado do Rio de Janeiro - CRA - RJ. Co-autor do livro: "Mercado Financeiro: administração de títulos, uma visão do risco." Avaliador de artigos em congressos nacionais e internacionais. Avaliador institucional do EQUAA (Education Quality Acreditation Agency) Avaliador e presidente da comissão de avaliação dos cursos de Graduação na área de Gestão do MEC Desempenhou, entre outras, as funções de: Chefe da secretaria e assessor da diretoria da fundação Casa de Rui Barbosa. Assistente financeiro da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBCT. Chefe do setor de orçamento, assessor de planejamento e orçamento, superintendente adjunto de profissionalização e de treinamento, pesquisa e documentação da Fundação Educar. Supervisor financeiro, gerente financeiro e superintendente de administração e finanças da Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Professor da FGV-EBAPE. Professor, coordenador do curso de administração e sub-reitor de ensino da Universidade Estácio de Sá. Diretor do Centro de Conhecimento em Gestão e Negócios do Grupo Estácio Participações. Articulista do Jornal O Dia – Coluna "finanças pessoais." Vice-presidente de administração e finanças e de planejamento e desenvolvimento do Conselho Regional de Administração do Estado do Rio de Janeiro - CRA-RJ. Representante do estado do Rio de Janeiro e diretor de administração e finanças da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração-ANGRAD.

Raphael Albergarias

Mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de projetos e consultoria. Participação em mais de 90 projetos / programas, desde a implementação de mega projetos na implementação do ERP de montante e a jusante (22 bilhões de USD), Modelo de Processo Empresarial até o desenvolvimento de novos cursos de PPPM (no Brasil, EUA e França). Membro fundador e presidente do IPMA Brasil. Diretor para o desenvolvimento do IPMA no Programa LATNET (Região 5). IPMA Lead Assessor para certificação 4-L-C IPMA. O presidente mais jovem da história do IPMA (Associação de Membros) e o mais novo avaliador de certificação do IPMA. Parceiro do IDGP (Instituto de Desenvolvimento em Gestão e Projetos), uma consultoria de start-up em gerenciamento de projetos, com foco no desenvolvimento da gestão de projetos como competência básica das organizações. Professor Visitante: ESC Europe, Sorbonne, Université de Bourdeaux, PUC Rio, UFRJ, UERJ, FGV, IBMEC, UVA e FIA. Pesquisador em Gerenciamento de Projetos na POLI / UFRJ. Orador internacional. O foco principal no desenvolvimento do gerenciamento de projetos como competência organizacional. Livros publicados: Project Management Office, Programa e Prática de Portfólio - editor Brasport - 2012 e National Competence Baseline - IPMA Brasil - 2012. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gerenciamento de Projetos - UFRJ. Mestrado em Administração de Empresas - FGV. Estudante DBA no ESC Rennes - França. Certificações profissionais: Treinador profissional (SBC), IPMA-A, PMI-PMP, PMI-SP, PRINCE 2 Practitioner, PRINCE 2 Foundation e Orange Belt. Primeiro no Brasil para reunir as certificações mais reconhecidas mundialmente no gerenciamento de projetos. Especialidades: Gerenciamento de Projetos Gestão Estratégica Modelagem de processos empresariais Projetos de implementação de ERP

Samuel Barros

Doutorando em Administração pela ESC Rennes-Fr, Mestre em Administração, Graduado em Administração e Pós-Graduado em Finanças e Marketing. Diretor Financeiro do IPMA-Brasil. Sócio da T-Capital Treinamento Gerencial e Corporate Finance, empresa de consultoria focada em processos de acompanhamento de desempenho empresarial e Fusões & Aquisições. Atuou como recuperador de Empresas pela Aporte Corporate. Professor de disciplinas na área de finanças nas maiores escolas de negócios do Brasil. Atuou como analista financeiro em avaliação e reestruturação de empresas e projetos tendo participado em projetos nos seguimentos de tecnologia da informação, educacional, saúde, industriais e petróleo e gás

Maysa Penna

Repórter, colunista e editora de diversos veículos, entre eles O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil, revista América Economia e Valor Econômico. Como redatora publicitária, criou campanhas para clientes como Consul, Unibanco, Indústria de Bebidas Müller e Del Rio. Na área de comunicação empresarial atuou em grandes agências brasileiras e internacionais antes de fundar, em 2000, a RP1 Comunicação, que dirigiu até 2008. Criou e implantou políticas de comunicação e de contingenciamento de crise para clientes como Motorola, Brahma, Ibmec, IBM, Web Motors, Submarino.com, Shopping D&D, Rede Plaza (Shoppings Higienópolis, WestPlaza, Plaza Sul e Paulista), Shopping Iguatemi, Whirlpool (Consul e Brastemp) Laboratórios Marjam Farma, Odebrecht, GRAAC, Grupo CCR, entre outros. Atuou como assessora especial para a presidência das empresas Light, Usiminas, Veracel, GM, Motorola, Grupo VR, CCR, Grupo EDP, BCG, Droga Raia, Instituto Etco e Yoki. Desenvolveu e gerenciou projetos especiais de comunicação e crise para Casas Pernambucanas, Editora Moderna, Furnas Centrais Elétricas, Grupo No Limits, Chilli Beans. Criou o projeto de Relações Institucionais, Relações Públicas e Comunicação da entrada da Burguer King no Brasil. Finalista do Prêmio Aberje em 2004 na Categoria Revista Externa com o case CCR e em 2006, na categoria Eventos Especiais, com o Case Droga Raia. Autora do livro “São Paulo Futebol Clube 1935-1980”, editado pela MIM Editorial (esgotado). Primeira presidente do Conselho de Ética da Abracom.

Rose Marie Santini

Professora da Escola de Comunicação da UFRJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT/ECO-UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação da ECO-UFRJ. Pós-doutorado no Centre d'Estudis i de Recerca d'Humanitats i al Dept. d’Economia da Universitat Autònoma de Barcelona. Doutorado em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a UFRJ com estágio de pesquisa na Universidad Rey Juan Carlos de Madrid. Fundadora e diretora do NetLab/UFRJ –  laboratório de microssociologia aplicada e estudo de redes. Atua principalmente nos seguintes temas: propaganda computacional, teoria de redes; cultura do algoritmo; sociologia aplicada à análise de redes sociais; sistemas de recomendação online; usos sociais das tecnologias de informação e comunicação; atuação de robôs nas redes sociais.

Giulia Tucci

Research fellow do Netlab/UFRJ, pesquisa métodos quantitativos e qualitativos para análise de Big Data, automação nas redes sociais e disseminação de informação. Mestre em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ, com experiência em modelagem matemática e computacional. Engenheira Química pela PUC-Rio. Possui experiência em desenvolvimento de soluções técnico-comerciais e com recrutamento técnico de executivos de top e middle management para a indústria de Oil & Gas. Prestou consultoria para start-ups da área com foco no relacionamento com os Big Players do Mercado e diversificação da cartela de clientes. Atuou em projeto voluntário de ensino de programação para mulheres jovens de comunidades carentes. 

Marcio Borges

Mestrando em Criação e Produção de Conteúdos Digitais pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Linguagens da Comunicação da UFRJ, Especialista em Propaganda e Marketing e Bacharel em Marketing. Vice-Presidente Executivo da WMcCann / McCann Worldgroup e Diretor Geral da WMcCann Rio de Janeiro. Responsável por liderar a conta publicitária da The Coca-Cola Company. Foi Responsável pelas áreas de Operações, Inovação e Alianças Estratégicas da empresa. Liderou, pela McCann, a implantação dos Laboratórios de inovação e Inteligência de mídias para os clientes Coca-Cola e Nestlé. Já lecionou na Estácio e ESPM. Tem mais de 20 anos de experiência na área de Comunicação, com ênfase em propaganda, marketing e mídias digitais.

 

Luiz Gaulia

Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio. Especialista em Comunicação Corporativa pela University of Syracuse (EUA). Pós-graduado em Marketing pela Universidade Candido Mendes. Jornalista formado pela FACHA - Faculdades Integradas Helio Alonso. Vasta experiência em agências de propaganda e publicidade. Foi gestor de comunicação de empresas como CSN- Cia. Siderúrgica Nacional, Alunorte Hydro e O Boticário. Foi gerente de comunicação institucional e sustentabilidade na Estácio Participações e também responsável pelo projeto de branding. Atuou em comunicação estratégica em companhias como Light, Vale, Petrobras, Natura e Ajinomoto e em ações de responsabilidade social (Ação da Cidadania e Solar Meninos de Luz). Atualmente é Diretor da Talk the Walk Comunicação. É colunista da ABERJE- Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e da Revista Plurale - Sustentabilidade.